1

Deixe um comentário

Famalicão: Catarina Rocha é a nova líder do PAN

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, elegeu uma nova Comissão Política Concelhia, com mandato até 2028. Catarina Rocha é, agora, a nova líder do partido, sucedendo a Sandra Pimenta.

A nova porta-voz, candidata nas passadas eleições autárquicas à Assembleia Municipal, lidera uma equipa «renovada», mas conta com a experiência de membros mais antigos.

A CPC apresentou uma moção política estratégica para o concelho, com uma visão «transformadora, ética e responsável», reafirmando o compromisso de colocar as pessoas, os animais e a natureza «no centro das decisões políticas municipais».

A moção pretende responder aos problemas da habitação, à emergência climática e ao bem-estar animal, porque «o progresso de Famalicão tem de ser feito com responsabilidade social e ambiental», afirma a porta-voz. Doravante, a CPC liderada por Catarina Rocha assume, também, o compromisso de escrutínio da ação municipal, bem como a urgência de uma estratégia local de combate à violência doméstica, reforçando a rede de apoio às vítimas.

«Acreditamos que o desenvolvimento do concelho deve ser feito com responsabilidade ambiental, solidariedade social e respeito pelos limites do território, recusando modelos de crescimento que geram desigualdade, degradação ambiental ou exclusão e, por isso, é essencial que o PAN Famalicão continue o seu trabalho», conclui a porta-voz.

Famalicão: David Vieira de Castro é candidato à presidência da Mesa do Plenário do PSD

David Vieira de Castro é candidato à presidência da Mesa do Plenário do PSD, alinhado com a proposta política do candidato à presidência da Concelhia, Paulo Reis.

O histórico militante, que concorre para suceder a Leonel Rocha, está acompanhado por Liliana Ribeiro, atual presidente da Junta de Freguesia de Carreira e Bente, e Vítor Martins, membro do executivo da Junta de Freguesia de Antas e Abade de Vermoim.

Assumindo a proximidade com os militantes, «o forte conhecimento do poder local e a aposta nos plenários, como espaços relevantes para a construção do futuro do PSD de Famalicão», David Vieira de Castro e Paulo Reis assumem as candidaturas «como uma força motriz de união, legado e futuro para o presente e o futuro do PSD e de Famalicão».

O anúncio desta candidatura acontece no após a apresentação de Paulo Reis à Comissão Política, de que Cidade Hoje deu conta em primeira mão, sob o lema “Mais Fortes, Mais Unidos: Por Famalicão”. Desde então, e segundo consta de comunicado, «um conjunto alargado de militantes iniciou um processo de avaliação das condições necessárias para a criação de uma lista que, ao mesmo tempo, alinhe na visão de unidade interna, de serviço público a Vila Nova de Famalicão, de isenção e transparência na ação, de respeito pelo legado de mais de duas décadas de poder no município e preparação do futuro».

As eleições são a 28 de fevereiro e a apresentação de candidaturas pode ser feita até ao dia 26 do mesmo mês.

Grupo Desportivo de Cavalões remove torre de iluminação para garantir a segurança de todos

O Grupo Desportivo de Cavalões procedeu à remoção da torre de iluminação do Complexo Desportivo Amândio Carvalho, que tinha sido danificada pelas fortes rajadas de vento da última semana.

A decisão visa garantir a segurança de todos durante os jogos deste fim de semana e evitar danos maiores no equipamento.

A equipa do clube continuará a avaliar e a reparar os estragos, de forma a restabelecer as condições normais do complexo desportivo o mais rapidamente possível.

Famalicão sofre pesada derrota frente ao Gil Vicente (5-0)

O Famalicão perdeu por 5-0 com o Gil Vicente, este domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

A equipa visitante sofreu o primeiro golo ainda na primeira parte, de grande penalidade transformada por Murilo de Souza. Na segunda parte, Jonathan Buatu e Gustavo Varela marcaram mais três golos, antes de Santi García fechar a contagem aos 90 minutos.

Apesar de algumas tentativas de Luís Esteves, Zé Carlos e Tom van de Looi, o Famalicão não conseguiu reagir, e a expulsão de Mathias de Amorim dificultou ainda mais a recuperação.

De Famalicão para Leiria / Marinha Grande: Ass. de Busca e Salvamento ajuda população atingida pelo mau tempo

A Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS), com centro logístico na vila famalicense de Riba d’Ave, está há três dias a apoiar as populações afetadas pela Tempestade Kristin, nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande, sob coordenação do Comando Subregional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A equipa, composta por 11 operacionais e quatro viaturas, tem estado no terreno a abrir acessos, remover destroços e apoiar moradores, trabalhando em articulação com os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

Segundo a organização, a missão mantém-se no terreno enquanto for necessário para ajudar a repor a normalidade nas zonas mais afetadas.

Grupo acusado de fazer empréstimos com juros até 350% foi desmantelado pela PJ

A Polícia Judiciária do Norte desmantelou um alegado grupo que concedia empréstimos com juros que, em alguns casos, chegavam aos 350%. O esquema seria liderado por um engenheiro reformado, acusado de se ter apropriado de cerca de 541 mil euros, tendo sido apreendidos 83 mil euros durante a operação. A companheira e o filho do suspeito terão feito circular o dinheiro através das suas contas bancárias. Um então gerente de uma agência bancária da Trofa é acusado de fornecer informações confidenciais e acabou despedido por justa causa.

Segundo o Ministério Público, o grupo captava clientes através de anúncios e aproveitava situações de necessidade financeira. Quatro arguidos seguem agora para julgamento, no Tribunal de Vila do Conde, por crimes como usura, extorsão, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

A advogada de Santo Tirso inicialmente acusada foi, para já, ilibada na fase de instrução, por o juiz considerar que atuou apenas no exercício das suas funções. O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão. A defesa considera que a decisão confirma que os factos não correspondiam ao inicialmente apontado.

Fonte: Jornal O Minho.